terça-feira, junho 08, 2010

Embarcar ou não embarcar, eis a questão.

Desde quando desembarquei, percebi que muitos amigos ou pessoas conhecidas se interessaram pela vida á bordo de um navio de cruzeiros, me pedindo dicas, sugestões e até mesmo optando por procurar uma agência recrutadora e embarcar nessa aventura!




Hoje, desembarcada, vejo tudo mais claro. A vida dentro do navio não é nada fácil, muito trabalho, cerca de 11 a 14 horas ou mais por dia, por mais que esteja rodeado por pessoas o sentimento mais comum é o de estar sozinho, muitas vezes o bom desempenho no trabalho não é reconhecido. A compania disponibiliza alguns serviços para o tripulante, como hospital, lavanderia para os uniformes, troca de roupa de cama, mas quase sempre as pessoas que desempenham essas funções estão sempre mal humoradas e te tratam como se estivessem te fazendo um favor. Sem falar de seu cabin mate, morar com um desconhecido nem sempre é um mar de rosas, diferenças existem e são muitas. Claro que há suas exceções, encontrei muita gente bacana pelo caminho!


O que quero deixar claro neste post é que as pessoas se iludem, esqueçem que o trabalho vem em primeiro lugar, o que sempre fazem questão de jogar na sua cara. Muitas vezes terá que trabalhar doente, pois não te darão medical off, ás vezes a pessoa em que mais confia te vira as costas quando você mais precisa dela.


Chegando ao ponto...


Passeando pelas comunidades da Infinity ou até mesmo pelos chats criados, encontramos muita gente animada, rezando, fazendo promessa para o dia do embarque chegar logo, fazendo planos, cheios de espectativas. Por momentos, todos se esqueçem das dificuldades que irão encontrar, talvez seja por isso que muitas dessas pessoas acabam não aguentando a vida de tripulante e vem daí o grande número de pedidos de sign off na temporada brasileira ou até mesmo ainda na Europa. Me recordo, que no smoking point ou em algumas reuniões de tripulantes brasileiros o que mais se ouviam eram reclamações e lamentações. Ninguém é obrigado a embarcar, todos estamos á bordo por livre e espontânea opção, e as pessoas se esqueçem desse detalhe. Reclamar só faz da sua vida lá dentro pior, os dias demoram a passar, sentimentos ruins, geram sentimentos ruins.


O importante é não esquecer os motivos pelos quais você está alí, lembre-se sempre que nem tudo é festa, ás vezes não poderá sair em alguns lugares pois estará trabalhando e sem reclamar, pois para a compania você está a bordo exclusivamente e unicamente para trabalhar. A partir do momento em coloca na cabeça tudo de ruim pelo qual vai passar e o principal motivo de estar a bordo as coisas deixam de ser tão ruins .


Sempre cante durante o trabalho, aprendi isso com os filipinos, eles trabalham cantando, um dia cheguei á um deles e perguntei o motivo e essa pessoa me disse, cantando as horas passam rapidamente e você torna o seu dia mais alegre. Faça amigos, brinque o máximo que puder, mas sem se esqueçer dos momentos em que vai precisar de seriedade, sempre sorria para o guest, isso também fará o seu dia melhor, acredite!! O buongiorno smile faz milagres!!


Não quero mencionar aqui a parte boa de trabalhar em um navio de cruzeiros, pois todos sabemos e são os principais motivos que nos levam a embarcar.

Apenas antes de tomar qualquer decisão tenham em mente as dificuldades pelas quais irão passar, que não estarão á passeio e sim Á TRABALHO!! E aí just enjoy!!

2 comentários:

  1. Gostei muito do seu comentário...o que eu mas vejo por aí são só coisas boas, planos com gliter e tudo mais. Mas o que é muito dificil é ver o lado verdadeiro desse tipo de trabalho. Estou buscando me aperfeiçoar e melhorar meu inglês para embarcar nessa. Mas vou com o lado ruim da vida (trabalhooooo, solidão...) pois quero muito isso mas não para seguir carreira nessa área, mas sim para adquiri experiência internacional, o melhor da cultura e aperfeiçoar meu inglês para assim encorpar meu currículo e enfim conseguir a minha tão sonhada profissão de Comissária de bordo. Espero que vc consiga tudo que almeja e sorte na sua caminhada. Boa vida para todos nós!!! Bjinhoss

    ResponderExcluir
  2. Palavras bem lúcidas. Acho que é por aí mesmo. Se tá afim de hard work, vai lá. Se não, cai fora.
    Tô lendo teu blog agora, e tá sendo bem importante pra mim ver essas postagens. Obrigado por compartilhar =D

    ResponderExcluir