quinta-feira, maio 27, 2010

O Snack Stweard

Agora, para continuar a retratar sobre algumas informações que postei anteriormente, vou contar um pouco sobre a função de Snack a bordo dos navios das Costa Crociere, de acordo com a minha própria experiência!




Para começar, gostaria de esclarecer um pouco sobre o salário de Snack. Não acreditem no valor informado por  sua agência, ou até mesmo pela própria compania, os salários variam muito, descontos e outras situações. Eles não estão mentindo para você, mas na prática as coisas podem ser bem diferentes do que na teoria.


Durante o meu processo seletivo, minha agência me passou o valor para salário de um Snack em torno de 600 a 800 €. Quando recebi o contrato me assustei, o valor nele apresentado era de 520 € sendo que ainda haveriam alguns descontos sobre ele.


Na prática, no meu primeiro mês, recebi  algo em torno de 300 € e alguma coisa, quase caí para trás, pois lá no fundo eu esperava algo maior. Recebi tão pouco porque embarquei no dia 8 de agosto, ou seja, alguns dias á menos no mês, 8 a menos, e também tive gastos com o crew pass, e mais descontos de 17 € ( algum imposto europeu) e a porcentagem descontada por mês caso pessa sign off ( em torno de 10% do seu salário - valor reembolsado no momento do seu desembarque, após término do contrato).


No segundo mês recebi quase a mesma coisa, gastos: 100€ crew pass, 17€, 60 e poucos €.


Todos os meses estourava o meu crew pass*.


No terceiro mês recebi um valor maior, em torno de 600€, pois estava trabalhando em um horário melhor, como havia caído nas graças do meu supervisor, ele me colocou para fazer serviços extras, como tea time para as crianças e jantares do squok para crianças e teenagers, sem falar também dos jantares alternativos, faziamos 2 por cruzeiros e era pago 10€ por cada um. Neste mês só não recebi 700 e poucos € por causa do crew pass.


Fui transferida de navio, do Costa Luminosa para o Costa Concordia, lá, infelizmente não tive a sorte de encontrar um supervisor profissional, que goste de você pelo seu trabalho e competência, mas encontrei um que gostava das meninas que davam ´´mole`` para ele. Portanto, não fazia os mesmos serviços extras que no Luminosa, salário voltou para a média de 500 € mensais.


Tentei ser promovida para ganhar um pouco mais, infelizmente não consegui por injustiças desse mesmo supervisor antiprofissional.


Gastei muito, tudo era novidade e muito barato, voltei para o Brasil com 890 €, erro que não pretendo cometer no próximo contrato.


Não me arrependo pelos gastos, conheci lugares incríveis, comi em lugares ótimos, fiz excursões, comprei roupas, eletrônicos e perfumes, são extremamente baratos. E para melhorar ainda o meu ´´ não arrependimento``, ouvi um relato em que um rapaz dizia que após o primeiro contrato, precisou pedir dinheiro emprestado de um amigo á bordo para poder pegar um táxi no aeroporto para ir para sua casa. Estão vendo? Não voltei tão mal assim! Rs.




Rotina de trabalho: Como eu havia dito anteriormente, tive uma vida profissional tranquila no Costa Luminosa, devido ao fato de trabalhar seriamente e meu surpervisor reconhecer a postura profissional de cada um. Quando embarquei trabalhei por duas semanas no horário da Pizzaria ( todos os recém embarcados trabalham neste horário), devido ao trabalho no período da noite ser mais tranquilo e o snack tem mais tempo para aprender sobre sua função.

A schedule da Pizzaria era a seguinte: Início ás 14hoo ás 17:30, e depois das 19:30 até o final do serviço. A pizzaria fechava á 01:00 da manhã, tínhamos que retirar os pratos sujos das mesas, retirar saleiro e pimenteiro, minha função era limpar a minha coffe station, refilar para o café da manhã. Já os outros snacks cada um tinha uma função distinta, como por exemplo, aspirar buffet do lado da pizzaria, encerar o lado do buffet correspondente ao utilizado na noite, limpar as máquinas de sorvete utilizadas na noite. No início eu sempre terminava bem tarde, por volta das 4 da manhã, me atrapalhava muito por não saber direito onde encontrar os materias necessários para a limpeza da estação e também os macetes para fazer o trabalho mais rápido.
Após as 2 primeiras semanas terminava por volta de 2 horas da manhã ou antes, pouco antes da pizzaria fechar eu já começava a adiantar o que podia, para que dessa maneira eu pudesse terminar mais cedo o meu trabalho.
Meu supervisor noturno, Jeffrey, um filipino, ia para o crew bar beber durante a noite, por volta das 23 horas e só voltava por volta das 3/4 horas da manhã, bêbado e quase sempre nos dava hard time, por essa razão, um outro supervisor, Darwin, nos deu a oportunidade de trabalhar no período da manhã.
Na seguinte schedule:  Entrada ás 6:00 da manhã, mas isso sempre dependia do horário do café da manhã, sempre teríamos que nos apresentar 1 horas antes, até ás 12:00, voltariamos ás 16:00 para trabalhar no chá da tarde, ás 17:30 odos os snacks ajudavam na limpeza das mesas até ás 18:30, horário em que desciamos para jantar e trocar o uniforme para inciar a limpeza da estação e o side job, o meu era refilar saleiro e pimenteiro. Assim que terminasse sua função poderia ir para sua cabine. Todos os dias terminava tudo até no máximo 21/22 horas, á não ser nas noites de general cleanning, o trabalho ia até ás 23 horas.
Essa foi a melhor schedule, chegava de manhã preparava a minha coffe station para o café da manhã, após o termino do café da manhã era necessário preparar a estação para o almoço,  quando o seu replace chegasse, por volta de meio dia, eu poderia ir para o meu break e retornar somente ás 16:00. Quando retornava preparava o tea time para os bambinis, pois minha coffe station não abria durante o tea time. Terminado o bambini, minha função era limpar o local, retirar pratos, sanitizar as mesas, ás 17:30 iniciava a limpeza das mesas do tea time juntamente com os outros snacks stweards.


Um comentário:

  1. Olá Natália! A principio seu blog é muito bom, ótimos posts ! Gostei mesmo !
    Eu estou prestes a realizar uma entrevista na Ininity semana que vem, estou anciosa e nervosa...rs
    Agradeceria se voce me desse algum toque ou alguma dica, eu agradeceria e MUITO !
    Fica com Deus.

    ResponderExcluir