quinta-feira, maio 27, 2010

A verdade nua e crua!


Este blog estava muito desatualizado, desde quando embarquei não postei mais nada, vida corrida e o tempo livre aproveitei de outras maneiras que vou contar em breve.


Quero neste post retratar algumas coisas que postei anteriormente, pois o último post escrevi me baseando em informações recebidas por ex-tripulantes ou pesquisas em sites relacionados.


Acima coloquei esta foto para mostrar o novo uniforme utilizado pela compania para snack stweart.


- Camisa Branca;
- Saia Preta;
- Meia Calça Preta;
- Avental na altura do joelho azul marinho com riscas de giz;
- Gravata no mesmo tecido do avental;


Observação: Para homens, a saia é substituída por uma calça preta.


Na foto vocês podem observar a camisa cinza, ela é utilizada para o final do dia, período em que vai realizar a limpeza da sua estação e fazer o seu side job. Utilizar essa camisa é norma da compania, você deve descer até sua cabine para fazer a troca. A utlização dessa camisa é para evitar que suje sua camisa branca, bem como o avental. Em alguns navios, você poderá levar uma advertência se não usá-la nos momentos citados acima.


A Costa fornece todo o uniforme no dia do seu embarque, com excessão da meia calça preta.


Se alguma peça do uniforme não ficar do seu gosto, o navio possui um tailer que poderá adaptar o uniforme para que ele vista perfeitamente  o seu tipo físico.


Com relação á meia calça gostaria de dar uma dica muito importante. Deixe para comprar as meias na europa, por duas razões, as meias européias são mais duráveis e mais baratas. Lembro-me que para embarcar comprei 15 meias no Brasil, variando entre os fios 60 e 80, paguei por volta de R$ 18,00 reais por cada uma. Além de ter pago um valor razoávelmente alto elas não duraram mais do que 15 dias. Cheguei a fazer 2 trocas de meia por dia por conta de terem desfiado.


A bordo você passa 80% do seu tempo vestida com seu uniforme, o que inclui a meia calça, isso faz com que a vida útil da meia caia para menos da metade do tempo que duraria se comparado a um uso nem tão frequente.


Quando cheguei á Europa fui comprar meias novas e tive uma grande surpresa, eram de ótima qualidade, pagava em torno de 3 a 5 euros uma meia de fio 80 que durava em média 20 dias ou mais uma única meia!!! Acreditem!! É máximo!! Sem contar que achei ´´o achado`` do meu contrato: Uma meia calça fio 200 pelo preço de 7€,duração?? 4 meses!! Usava a mesma meia todos os dias, durante o banho eu a lavava e coloca para secar no ar condicionado da cabine!! Um arrazo!!


Indicação para comprar meias: CALZEDONIA E INTIMISSIMI!! ADORO!!




Com relação ao uso de tênis, realmente na compania Costa Crociere, snack stweart não utiliza tênis, apenas o sapato preto fornecido pela compania no dia de seu embarque.




Sapato preto ( Safety Shoes), dicas: Você receberá o seu safety shoes juntamente com o seu uniforme, agora vem a dica preciosa, sim, porque fará toda a diferença na sua fase de adaptação á bordo, escolha um safety shoes com pelo menos 1 numeração á mais do que a utilizada normalmente por você para um sapato comum. Como exemplo: Eu calço sapatos fechados nº38/39 ( numeração brasileira), no navio usava safety shoes nº41!! Sim! Dessa maneira ele não machucava o calcanhar e nem os dedos do pé. Um supervisor no concordia ainda dava a dica para fazer um cortinho de cada lado na frente do sapato ( sobre o peito do pé), para deixá-lo dessa maneira ainda mais comfortável!


Há quem prefira usar um sapato pessoal, mas realmente eu não indicaria, o safety shoes mesmo escorregando um pouco ele ainda é muito seguro se comparado á outros calçados encontrados por aí, no restaurante (buffet) e na cozinha ( câmeras frias, áreas de preparação), dishwasher, o piso é muito escorregadio, sempre há vestígio de alimentos, ou alguém pode ter derramado algum líquido que faz com que a situação piore, portanto você deve usá-lo para sua segurança, segurança das outras pessoas.


Lembre-se á bordo o lema é sempre: SAFETY FIRST (Segurança sempre vem em primeiro lugar!)


Ainda falando sobre o safety shoes, tenho uma experiência para compartilhar com vocês: Quando estava embarcada no navio Costa Luminosa, meu safety shoes, depois de um certo tempo de uso, abriu, não havia mais condições para utilizá-lo, dessa maneira passei a calçar um sapato pessoal preto para trabalhar, pois para se conseguir um novo calçado era necessário ir até a secretária do maître, retirar um formulário de autorização com a assinatura dele ( maître), levar este formulário até o storekeeping manager para ele assinar e carimbar para que pudesse retirar um novo sapato! E acredite, isso poderá levar dias!
Voltando ao relato, num determinado dia, calçando esse sapato pessoal fui levar uma bandeija com pratos no dishwasher, na saída escorreguei e cai, por sorte ninguém viu e também não me machuquei.


Observação: Se por um acaso alguém tivesse visto o meu tombo ( supervisor, maître, oficial) eu poderia ter levado um warning ( advertência), pois cai por não estar utilizando o sapato recomendado pela compania, hipoteticamente, se também neste tombo eu tivesse me machucado, a compania me desembarcaria sem arcar com nenhum custo e eu não retornaria nunca mais á compania, simplesmente por não estar utilizando o sapato  recomendado.
Já, se ao contrário eu caisse com o safety shoes e me machucasse, a compania pagaria todas as despesas, bem como passagens aéreas, tratamentos, etc. E após a recuperação, embarcaria novamente para término do contrato.




Para pensar: Depois de toda essa informação, vale ou não a pena utilizar aquele sapato horrível cedido e recomendado pela compania?rs


Nenhum comentário:

Postar um comentário